Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.
United States, the best promotions, bonuses and bookmakers available at:
Take these offers now!

7 Pontos importantes a ter em conta para fazer Trading em Ténis

7 Pontos importantes a ter em conta para fazer Trading em Ténis

Para fazer Trading num mercado de Ténis há que ter em conta alguns pontos importantes, específicos deste desporto, para não ser apanhado de surpresa.

por Emerson Fabiano Ferreira   |   comentários 0
quarta, agosto 20 2014


1. Diferença entre os jogos de ténis masculinos e femininos

Uma das coisas mais importantes a ter em consideração quando vai começar a trabalhar com o ténis é a diferença entre as partidas do ATP (homens) e WTA (mulheres). Muitos iniciantes cometem o erro de pensar que se pode fazer Trading da mesma forma nos jogos masculinos e nos jogos femininos, e é aí muitas vezes onde se queimam.

ATP – os tenistas do sexo masculino têm serviços muito mais fortes. Isto significa que normalmente vai haver menos break points nos jogos de homens. Portanto as estratégias que favorecem o Back no jogador a servir normalmente são melhores nos jogos de homens.

WTA – as tenistas femininas são normalmente mais fracas a servir. Jogos das mulheres são mais propensos a oscilações malucas porque normalmente há muito mais break points nos jogos delas. Portanto, estratégias que se opõem ao jogador a servir normalmente funcionam melhor nos jogos das mulheres. Muitos Traders profissionais descrevem as partidas das mulheres como sendo um sonho para o Trading já que costuma haver muitas reviravoltas de set para set. Não se surpreenda se vir um set terminar 6-0 e o seguinte terminar 0-6.
 

2. Diferentes tipos de piso do campo de jogo

Cada tipo de piso tem uma influência diferente na bola e na maneira como ela ressalta do chão. Na terra batida a bola salta devagar, dando mais tempo para os tenistas defenderem as bolas. Já na relva é diferente: a bola salta rápido e fica difícil defender as bolas mais fortes.

Convém realçar que você deve adaptar a forma como faz Trading ao tipo de piso desse jogo. Se está a trabalhar num jogo de terra batida então é importante notar que o jogador tem menos vantagem quando comparado com outros pisos. Isto será o contrário na relva onde o jogador a servir tem muito mais vantagem. Embora também aconteçam break points em relva, a taxa não é tão alta como na terra batida.
 

3. Lesões

Vai haver jogos em que você vai assistir a um jogador lesionar-se. Pode ser tentador fazer imediatamente Lay ao jogador lesionado, no entanto deve saber que às vezes uma lesão pode mesmo galvanizar esse jogador e torna-lo mais forte e confundir o adversário. Temos visto muitos jogos em que um jogador realmente joga melhor depois de se magoar.

Portanto, se você vir uma lesão num jogo, e ainda não tiver experiência suficiente, o melhor mesmo é deixar esse jogo e não fazer mais Trading nele. De qualquer forma esta é uma situação rara, que vai acontecer poucas vezes.
 

4. Jogos de 3 e 5 Sets

Em certos torneios, como o Masters de Madrid, Wimbledon, Roland Garros, Open da Austrália e dos Estados Unidos, os jogos são disputados à melhor de 5 (ganha o 1º tenista a vencer 3 sets) em contraposição com outros torneios que são disputados à melhor de 3 (ganha o 1º a vencer 2 sets).

Portanto, as estratégias que funcionam em 5 sets podem não funcionar em 3 sets. Pois haverá um desgaste muito maior em partidas de 5 sets, que podem durar mais de 4 horas!
 

5. Atraso por chuva

O Ténis pode-se tornar um desporto perigoso para os jogadores quando começa a chover e o piso fica muito escorregadio. Por isso, quando começa a chover, o jogo é suspenso até a chuva parar.

Nesse caso, se você estiver em dúvida, pode valer a pena simplesmente fechar o trade e sair do mercado nesse momento da paragem, pois o jogo poderá facilmente retomar numa altura em que você se tenha ausentado do computador (por exemplo) ou que não esteja atento. Assim evitará perdas desnecessárias.
 

6. Traders no campo

À medida que vai ganhando experiência no Trading em Ténis, e fazendo cada vez mais jogos, vai notar que muitas vezes as odds se mexem rapidamente, mesmo antes de você ver o lance e poder reagir. Isto acontece pelo delay que as imagens televisivas têm, e é sinal que há Traders a trabalhar nesse jogo que estão no próprio campo e vêem as coisas primeiro que você. Se estudar o mercado, isso não afectará qualquer estratégia que você já domine, mas acredito que ainda assim é importante estar consciente disso.
 

7. Motivação do jogador

Algo que deve sempre ter em conta é a motivação do jogador para ganhar uma partida em certos torneios. Os tenistas têm que participar num número mínimo de torneios por ano, para cumprirem as obrigações contratuais e de patrocínio e não serem penalizados. No entanto, as regras não obrigam a vencer, apenas dizem que o tenista tem de participar nos torneios, e mesmo que ele perca no 1º jogo, vai contar na mesma.

Então, muitas vezes, vai ver jogadores de grande nome a serem eliminados nas primeiras rondas por adversários teoricamente muito mais fracos. Isto acontecer simplesmente porque eles preferem fazer o seu dever de participar e depois perder para ir descansar. A maioria dos torneios oferece maior prémio em dinheiro se os tenistas forem mais longe, mas como muitos destes grandes tenistas já têm milhões no banco, o dinheiro extra pode bem ser trocado por descanso extra. Por isso, muitos jogadores simplesmente usam os torneios menores como treino e não se importam muito se ganham ou perdem.

Isto pode ser uma grande oportunidade para nós como Traders! Quando você começar a trabalhar no ténis, vai naturalmente aprender mais sobre os jogadores também e, às vezes, pode ser bastante óbvio que certo jogador não está interessado nesse torneio e quer simplesmente perder rapidamente.
 



Embora seja possível fazer Trading e ganhar dinheiro com um conhecimento limitado em ténis, acredite que quanto mais conhecimentos você tiver, maiores lucros você terá nesta actividade.

Muitas vezes é uma linha ténue que separa o prejuízo de grandes lucros, mas o estudo e o conhecimento podem ser a chave para o sucesso no Trading em ténis.
 

Por fim deixo-lhe os dois sites oficiais com dados de ténis, estatísticas e tabelas excel para download, que o ajudarão muito a perceber as probabilidades através dos resultados anteriores:

Aqui na Academia também vai encontrar muita informação de ténis, partidas agendadas, resultados anteriores, estatísticas dos tenistas. Pode também comparar 2 jogadores à sua escolha e analisar o histórico de confrontos entre eles. Links de ténis na Academia:

 

chuva, considerações, cuidado, grand slam, lesões, masculino vs feminino, motivação, relva, ténis, terra batida, trading para iniciados

Comentários (4)
  1. luso-horse 08 set 2014 - 02:23
    obrigado pela divulgacao muito boas dicas exelente
  1. hrocha.si 20 nov 2021 - 18:51
    Ótima dicas.

    Em nosso site, temos a intenção de um dia colocar conteúdos de tênis. Muitos gostam!

    Parabéns pelo trabalho!

    Humberto Rocha (RAG Trader)
    https://bethouse.com.br/
    https://traderesportivobetfair.com/
  1. Lourenço_M 26 nov 2021 - 08:05
    Mesmo bem. Gostei  (bien)
  1. Calipso 14 dez 2021 - 14:13
    Tennis é novo para mim, então valeu pelas dicas